Pés para máquinas de costura | Quais comprar | Orientação e revisão

Bem-vindo ao Sewing Machines PRO, hoje vamos escrever sobre Pés para máquinas de costura | Quais comprar | Orientação e revisão Espero que a entrada seja exatamente o que você estava procurando e seja muito útil, vamos em frente:

Se você comprou sua primeira máquina de costura, só reconhece o pé padrão e você não sabe como usar os outros, este guia de pés de máquina de costura e para voçe.

A seguir explicamos o que os diferentes tipos de pés fazem e qual é o adequado para cada pacote. Os pés são muitos, milhões de milhões. De momento vamos falar apenas dos calcadores mais utilizados, para realizar os trabalhos de costura mais úteis e habituais. Pouco a pouco vamos adicionar mais.

Aliás, de que adianta saber tudo sobre o pé para os suspensórios, se agora o seu problema é costurar o zíper novo no jeans? Ou aprender a fazer casas de botão? Hoje vamos falar sobre estes pés:

  • o calcador de ponto reto padrão e o calcador de Teflon
  • pé elástico
  • o calcador de zíper, visível e invisível
  • pé cego
  • o pé nublado
  • pé de cerzir
  • sapatilha de caseado
  • pé de botão

Estes são os pés mais comuns, que muitas vezes são fornecidos com Máquinas de costura Singer, mas também Bernina, Pfaff 2.0 ou outras marcas.

1. O pé padrão

Este é o calcador que você normalmente encontra já instalado em sua máquina de costura. Use este calcador para todos, exceto para todos os pontos de costura em tecidos normais, nem muito finos nem muito grossos: linho e algodão, mas também jeans. Com este calcador você pode fazer o ponto reto, o ponto ziguezague, os pontos decorativos disponíveis na sua máquina, mas também o ponto satin.

2. O calcador de ponto reto

Use este calcador apenas se precisar costurar pontos retos, com a agulha no centro. Mas como, para o ponto reto, o calcador padrão não foi usado? Claro, mas este calcador só faz o ponto reto. Se precisar de dardo, este é o melhor pé para usar. Use-o também para costurar tecidos muito leves, como organza, mas também outros, e para bainhar as bordas do tecido. Para todos os outros usos de ponto reto e a maioria dos tecidos, o calcador direito é o calcador padrão.

3. Pé de teflon

Há algum entre seus pés que pareça plástico? Você encontrou o pé de Teflon! Este pé funciona exatamente da mesma forma que o pé padrão. Mas é usado para costurar os tecidos mais escorregadios e difíceis. Use o calcador de Teflon para costurar seda, tecidos laminados, mas também vinil, couro e todos os tecidos e materiais que tendem a escorregar. O pé de Teflon é um ótimo substituto para o pé elástico.

4. O pé elástico

Este calcador deve ser usado com o overloque, e é usado para costurar o elástico dando a ele a tensão adequada. Para inserir o elástico, use sempre o ponto overlock de 3 fios, um ponto clássico para esses trabalhos. A barra e o parafuso na parte de trás deste pé são usados ​​para ajustar a tensão do elástico que você inseriu na guia. Se quiser inserir um elástico bem ondulado, aumente a pressão da barra. Se, em vez disso, você quiser inserir um elástico mais lento, diminua a tensão na barra.

5. Pé de zíper

Aqui está a cruz e o deleite de cada costureira! Está vendo a barra horizontal no calcador para zíper? Usado para enganchar o calcador no lado direito do zíper a ser costurado. O calcador para zíper padrão é usado quando você precisa costurar um zíper, que pode ser bem visível. No entanto, se o zíper deve ser escondido, você deve usar o calcador de zíper invisível. Você o reconhece imediatamente porque esse pé tem dentes na parte de trás e duas ranhuras. Essas ranhuras se adaptam aos dentes do zíper e permitem costurá-lo em alguns minutos.

6. O pé cego com bainha

Costureiras mais experientes ou até muito velhas podem cegar a bainha mesmo com um pé diferente. Mas o pé cego com bainha torna o seu trabalho muito mais rápido. Use este calcador apenas para este tipo de embalagem. Você o reconhece porque é um calcador com uma guia no centro, ou mesmo com uma guia que você pode ajustar usando uma roda. Lembre-se de colocar o tecido sob o calcador com a borda dobrada para cima.

7. Pé de Sorfilo

Este pé também é conhecido como pé overlock ou pé flange. Os nomes são diferentes, mas o destaque é o mesmo. Você conhece as roupas que vê na loja, aquelas em que há uma costura reta na bainha e um zigue-zague que “fecha” a orla do tecido? O calcador Overcast permite que você costure este ponto, mesmo se você não tiver um serger. Este não é um pé padrão, mas nós o inserimos mesmo assim, porque muitas pessoas estão procurando por ele. Este calcador possui uma aba, que orienta o tecido, e uma barra central que alisa o tecido durante o transporte. Ao usar este calcador, certifique-se de definir o ponto overloque imediatamente, pois usá-lo com o ponto reto pode danificar o calcador.

8. Cerzindo o pé

Usar este pé é muito simples. Se sua máquina possui o ponto ziguezague, ou mesmo o ponto ziguezague, escolha um desses pontos. Insira esta sapatilha e use-a para reparar rasgos, criando um zigue-zague muito denso, que reconstrói a textura do tecido que foi gasto ou rasgado. Recomendamos que você sempre use uma tela para reforçar o tecido e um bastidor, se disponível com sua máquina de costura.

9. O calcador para caseado

Este é o calcador a ser usado para fazer casas de botão. Algumas máquinas de costura possuem um calcador para caseado de 4 etapas. As máquinas de costura de última geração possuem um calcador de caseado automático. Estamos falando apenas do calcador que funciona em 4 etapas, pois é o mais comum. Ao usar este pé, lembre-se:

  1. meça o diâmetro e a espessura do botão, e acrescente 3mm para as alças, marcando o tamanho do botão no tecido
  2. alinhe o calcador com as marcas no tecido. O centro do calcador deve estar alinhado com o centro da casa de botão que você deseja fazer.
  3. faça a renda esquerda primeiro, depois trabalhe a laçada. Continue trabalhando o cordão direito e termine de costurar no início do cordão esquerdo. Finalmente, faça o outro loop.

Sempre faça um ou dois testes em um pedaço de pano para entender como provar esse ponto.

10. O pé de botão

Muitas costureiras preferem costurar botões à mão, mas saber usar esse calcador é sempre útil. A vantagem deste calcador é que permite fazer costuras muito justas em muito pouco tempo. Use esta sapatilha com qualquer tipo de botão, com dois ou quatro furos. Este calcador é equipado com uma placa, que permite costurar o botão bem próximo ao tecido ou mesmo a alguns milímetros do tecido. O ponto de costura a ser usado é o ponto zigue-zague e a largura do ponto deve ser ajustada de acordo com a distância entre os furos dos botões.

Última actualização 2020-12-06 / Affiliate links / Images from Amazon Product Advertising API

Conteúdo relacionado