Máquina de costura: como usar a máquina de costura O guia definitivo

Bem-vindo ao Sewing Machines PRO, hoje vamos escrever sobre Máquina de costura: como usar a máquina de costura | O último guia, espero que a entrada seja exatamente o que você estava procurando e seja muito útil, vamos em frente:

costurar na máquina

sua primeira máquina de costura o novo está finalmente aqui. Você abriu a caixa, mas agora não sabe por onde começar. Costurar à máquina não é nada difícil. Em nossa opinião, a verdadeira dificuldade está em costurar à mão, pois a máquina de costura faz todo o trabalho por você. Mas você tem que saber como usá-lo.

Neste artigo, explicamos como começar e como usar sua máquina de costura. Estas instruções se aplicam a todas as máquinas de costura básicas fabricadas pela Cantor, mas também de Irmão, Necchi isso é Pfaff. Isto é o que você precisa:

  1. sua nova máquina de costura, já conectada e com a agulha enfiada. Se você não sabe como passar a linha na agulha, leia nosso artigo sobre como enfiar a linha na máquina de costura. Mas
  2. sua caixa de acessórios de costura
  3. muitos pedaços de tecido para testar os pontos de costura mais comuns
  4. uma lacraia
  5. algum tempo livre e um pouco de paciência

Como usar a máquina de costura

Não há segredos para costura à máquina, mas basta seguir cinco dicas simples:

  1. Defina a tensão correta da linha
  2. Escolha a agulha certa para você
  3. Escolha o ponto de costura que melhor se adapta ao seu trabalho
  4. Remova cuidadosamente o trabalho da máquina
  5. Cuide da máquina de costura

Para começar, recomendamos testar a tensão da linha e costurar vários tipos de pontos em retalhos de tecido antigo.

Na verdade, os iniciantes geralmente precisam de algum tempo para colocar o tecido suavemente sob o pé, fazendo costuras retas.

Normalmente as primeiras costuras são tortas, os pontos estão muito soltos ou a linha sai pelo buraco da agulha o tempo todo. Mas só requer um pouco de prática.

Mais máquinas de costura: Singer | Pfaff | Toyota | Janome

1. Como definir a tensão correta da linha para costura à máquina

Você localizou a roda de ajuste de tensão? Deve estar no canto superior esquerdo da sua máquina de costura. A regra prática é definir a roda em “4”, para ter uma tensão média da linha superior.

A maioria dos trabalhos de costura é feita com a tensão da linha superior definida para um valor de 3, 4 ou até 5. Definir a tensão para 4 deve ser adequado, mas:

  • Se você quiser tentar costura em zigue-zague ou pontos decorativos, defina a tensão para 3. Esses pontos devem ser um pouco mais lentos.
  • para uma costura reta muito justa, tente definir a tensão para 5

Coloque a mão nos restos mortais e faça várias costuras de teste. Experimente o ponto reto com a tensão em 4, depois experimente o ponto ziguezague ajustando a tensão sucessivamente em 3, 4 e 5. Faça alguns pontos decorativos mudando a tensão da linha.

Dê uma boa olhada nos pontos que você costurou nos pedaços de tecido. Como estou? Eles foram bem ou são muito lentos? O tecido ondulou ou manteve sua forma original?

2. Como escolher a agulha certa para costura à máquina

As agulhas que você encontra incluídas nos acessórios da sua máquina de costura têm diâmetros diferentes. Qual escolher? Depende do tipo de linha que você vai usar e também do tecido a ser trabalhado.

As regras são poucas e simples:

  • agulhas com um diâmetro de 70 – 80 são adequadas para: algodão, sarja, véu, seda, jersey de algodão, musselina, jersey, poliéster, todos os tecidos para camisas. Devem ser usados ​​com fios de algodão, náilon ou poliéster.
  • As agulhas de 80-90 diâmetros são adequadas para: tecidos médios de algodão ou cetim, mas também tecidos mais pesados, como lãs razoavelmente finas ou tecidos de vela
  • Agulhas de 90 diâmetros são usadas para: todos os tecidos médios e pesados, como jeans, mas também gabardines, capas de colchão e travesseiro, couro ecológico, vários tipos de tela
  • Agulhas de 100 diâmetros são adequadas para: lã grossa, cortinas externas, jeans muito grossos, tecidos para estofados, toalhas de chá
  • Agulhas de 110 diâmetro são usadas para: tecidos quentes, tecidos para estofados, vinis, alguns tipos de couro ou couro ecológico. Com essas agulhas você terá que usar o maior calcador que encontrar fornecido com sua máquina, ou mesmo um calcador específico para esses trabalhos, e linhas muito grossas e resistentes.

Com agulhas de 80-90 a 100 diâmetros, você pode usar a maioria das roscas de calibre médio. Geralmente, se você tem que trabalhar tecidos sintéticos ou mesmo lã, o conselho é usar fios de poliéster.

3. Como escolher o ponto certo para costura à máquina

Mesmo uma máquina de costura de 15 pontos pode ser confusa para iniciantes. 15 pontos não são poucos e você nunca sabe qual ponto escolher. Na realidade, os pontos que você usará com mais frequência são muito poucos:

  • ponto reto
  • ponto ziguezague
  • o ponto de reparo
  • pontos elásticos

Veja como e quando usar cada um desses pontos.

O ponto reto

O ponto reto é usado a fim de:

  • junte dois pedaços de tecido
  • embelezar um pouco todas as roupas
  • faça bordas e bainhas
  • aperte as dobradiças

Este ponto deve ser feito a cerca de 0,5 cm da bainha da roupa. Este é o ponto mais simples e é costurado com o calcador padrão. Para tecidos mais finos, defina um ponto mais longo. Se você tiver que trabalhar tecidos finos, use pontos mais curtos.

Se quiser trocar o zíper por um jeans, moletom, jaqueta ou outro, você precisará substituir o calcador padrão pelo calcador de zíper. Costure bem rente ao zíper, mantendo-o esticado e empurrando em direção ao calcador.

O ponto Zig-Zag

Ponto ziguezague se utiliza para:

  • a dos telas planas
  • fazer reparos
  • dar acabamento nas bordas dos tecidos, para evitar que escorreguem
  • costurar tecidos elásticos

Este ponto pode ser feito mais ou menos de perto. Se você aproximar o comprimento do ponto de “0”, obterá um zigue-zague bem apertado. Nosso conselho é escolher um comprimento de aproximadamente 2,5. Se você quiser amarrar cadarços ou fazer o ponto acima, escolha um zigue-zague bem denso. Porém, em nossa opinião, o último ponto, que é usado para bordar à máquina, deve ser experimentado mais tarde.

Mais máquinas de costura: Irmão | Necchi | Juki

O ponto de reparo

O ponto de cerzido é útil para remendar e consertar todos os tipos de tecidos.. Este é um ziguezague muito maior. Em alguns designs de máquina de costura, como as máquinas de costura Singer básicas, esse ponto é chamado de zigue-zague múltiplo. Use-o para:

  • costurar renda
  • costurar elástico
  • reforçar as bordas de um tecido
  • consertar jeans rasgados

Escolha um local muito curto e estreito. Na prática, usando o zigue-zague múltiplo, você terá que cobrir o rasgo com uma série de pontos densos. Darn começando do lado de fora do rasgo e trabalhe até o centro. Em seguida, junte os dois lados do rasgo e use o ponto em zigue-zague múltiplo para uni-los.

Pontos elásticos

Os pontos elásticos ou elásticos são usados ​​um pouco para todas as peças de roupa.: saias, calças, camisolas, cortinas, mas também para tecidos elásticos de bainha. Em máquinas de costura mais baratas, você geralmente encontra dois pontos elásticos

  • um ponto cego para tecidos elásticos
  • bainha externa para tecidos mais compactos

Fazer bainhas em tecidos elásticos requer um pouco de prática. Mas o processo é simples: é preciso dobrar a borda do tecido e passar a ferro para alisá-lo. Depois de dobrar bem o tecido, você precisará costurar a bainha. A bainha em ponto cego é costurada na parte de trás do tecido. O zigue-zague múltiplo também é recomendado para costurar tecidos elásticos.

Duas palavras sobre pontos decorativos

Os pontos que você usará para a maioria dos trabalhos de costura são os que acabamos de descrever. Esses pontos são suficientes para realizar até trabalhos de alguma complexidade. Porém, Aqueles que compraram sua primeira máquina de costura costumam se perguntar para que servem os pontos decorativos e para que servem.

Existem dois pontos decorativos que são realmente úteis para iniciantes:

  • a ponta da vieira, para criar acabamentos muito delicados e leves nas bordas dos tecidos
  • a ponta da concha, muito adequado para tecidos muito finos e transparentes. Este ponto possui uma parte mais larga e uma parte mais estreita. A parte mais larga deve ser sempre trabalhada perto da borda do tecido. Envolve o uso da máquina de costura para bordar toda a borda.

Por enquanto, paramos aqui. A costura à máquina também permite fazer casas de botão em jaquetas, camisas, calças e muito mais. Mas fazer as casas de botão é o próximo passo.

4. Como remover o trabalho

Em vez disso, vamos ver o que fazer quando terminar de costurar os pontos no tecido. Quando você chegar à borda do tecido, recomendamos que você pressione a alavanca de marcha à ré e dê alguns pontos de reforço para trás. Em seguida, repasse a costura da frente também.

Este é um truque para reforçar a costura que você acabou de fazer e evitar que ela saia assim que você retirar o trabalho da máquina.

Para retirar o trabalho, basta girar o botão da máquina no sentido anti-horário, levantar o calcador e retirar o tecido movendo-o para trás. Para cortar a linha, você pode usar uma tesoura ou o cortador de linha especial que você encontra ao lado do calcador.

5. Como cuidar da sua máquina de costura

Com a manutenção adequada, sua máquina de costura durará mais. E você também evitará toda uma série de problemas devido ao acúmulo de poeira de tecido na lançadeira, na chapa da agulha, etc.

A manutenção da máquina de costura deve ser feita uma vez por mês, ou em qualquer caso de acordo com a frequência de uso. Quanto mais você usa sua máquina, mais frequentemente você precisará limpá-la. Existem apenas duas operações a serem realizadas:

  • Desaparafuse a chapa da agulha com a chave de fenda pequena fornecida e use uma escova para remover a poeira e fragmentos de tecido do alimentador.
  • retire a lançadeira da máquina, limpe-a com um pano muito macio e lubrifique-a com o óleo fornecido com a sua máquina, ou ainda um óleo especial.

Também recomendamos que você leia nosso artigo sobre como reiniciar a máquina de costura travada,onde você encontrará a solução para este e os problemas mais comuns.

Conteúdo relacionado