Como reinicializar uma máquina de costura bloqueada?

Bem-vindo ao Sewing Machines PRO, hoje escreveremos sobre ¿Como reinicializar uma máquina de costura travada? Espero que a entrada seja exatamente o que você estava procurando e seja muito útil, vamos em frente:

A reclamação mais frequente de quem acabou de comprar um Cantor, 1 Necchi, 1 Pfaff novo é que o a máquina de costura congela. Neste ponto, muitos pensam que o carro está com defeito e o devolvem ao vendedor. Muitas vezes o problema não está no carro, mas no fio abaixo isso fica emaranhadoe emperrou a máquina de costura. Ou a linha quebra o tempo todo e você não consegue continuar com o trabalho. Ou talvez a agulha se quebre.

Esses são pequenos problemas que podem acontecer com frequência. Então, vamos ver como corrigi-los, mas também como evitá-los.

Como reiniciar a máquina de costura: os problemas mais frequentes

Esses são os problemas mais comuns de quem usa a máquina de costura. Se você der uma olhada no vídeo acima, encontrará 7 problemas, mas se você tiver pouco tempo para ler, nós os resumimos em 4:

  • a máquina de costura para
  • a linha inferior da máquina de costura está emaranhada
  • quebra da linha superior
  • a agulha quebra

Se algum desses problemas ocorrer, a máquina de costura não precisará ser reparada ou devolvida ao revendedor. Basta seguir as dicas simples abaixo.

1. O que fazer quando a máquina de costura está bloqueada

Quando a máquina de costura para, o tecido não avança e os pontos não são costurados, normalmente:

  1. Foi utilizada linha inadequada para o tecido, muito grossa, muito fina ou mesmo de baixa qualidade
  2. Há um problema com a caixa da bobina, talvez a linha esteja quebrada, emaranhada ou a bobina está cheia de poeira e pedaços de tecido
  3. apenas estiquei o tecido muito apertado

Portanto:

  1. use um fio de espessura adequada, e de qualidade média, evitando comprar os pacotes de fios onde encontra 100 carretéis à venda a 1 Euro
  2. verifique a bobina e passe a linha por baixo corretamente
  3. não puxe muito o tecido, deixe a máquina de costura carregá-lo

2. O que fazer quando a linha sob a máquina de costura ficar emaranhada

Normalmente, a linha abaixo fica emaranhada por vários motivos. Os mais distraídos simplesmente começam a costurar sem abaixar o calcador. Ou talvez eles se esqueçam de inserir o fusível. Mas outras vezes não é apenas uma distração:

  1. a bobina está suja
  2. você está usando diferentes tipos de fio
  3. a linha de cima está passada incorretamente

Aqui também as soluções são simples:

  1. a bobina pode facilmente acumular poeira de tecido ou pequenos pedaços de linha. Para evitar que a linha embaixo se enrosque, simplesmente limpe a bobina regularmente
  2. Uma boa regra geral é usar sempre o mesmo tipo de linha, da mesma marca e qualidade, tanto na costura superior quanto na inferior. Muitas vezes, se a linha ficar emaranhada, é porque foram utilizadas linhas de espessuras diferentes, uma mais fina e a outra mais grossa. Ou ainda fios de fibras diferentes, por exemplo, algodão e sintéticos.
  3. Se a linha de cima estiver muito solta, quando a agulha entrar no tecido e pegar a linha de baixo, o ponto não esticará bem. Então, depois de costurar 10 ou 20 pontos, acontece que a linha fica embaraçada sob a bobina. Para resolver esse problema, basta ajustar a tensão da linha superior para o valor correto. Para descobrir como, leia nosso artigo sobre Costura à máquina: como usar a máquina de costura.

3. O que fazer quando a linha da máquina de costura se rompe

A linha superior da máquina de costura pode quebrar por vários motivos:

  1. a máquina não foi passada corretamente
  2. Você definiu uma tensão da linha muito alta, então quando a agulha cai no tecido, a linha fica muito tensa e se quebra
  3. você está usando uma linha muito grossa
  4. a agulha foi inserida incorretamente ou danificada
  5. a linha enrolou-se no pino do carretel

Veja como resolver esse problema:

  1. recapitule a máquina de costura. Encontre todas as instruções em nosso artigo sobre Como passar a linha na máquina de costura
  2. define a tensão da linha para o valor padrão de “4”
  3. use um fio mais fino
  4. verifique a agulha. A parte plana da agulha está voltada para trás? Se a agulha foi inserida ao contrário, remova-a e insira-a na direção correta. A agulha está reta? A ponta está intacta? Se a agulha estiver danificada, substitua-a
  5. se a linha estiver enrolada no pino do carretel, remova o carretel, desamarre o emaranhado da linha e enrole no carretel

4. O que fazer quando a agulha da máquina de costura quebrar

Esse é um clássico, que faz com que muita gente chame um técnico, devolva a máquina de costura para o remetente ou o que for. Geralmente as agulhas que você encontra fornecidas com as melhores marcas de máquinas de costura são de excelente qualidade. Recomendamos que você sempre as use e apenas as substitua por agulhas de marca. Mas até as melhores agulhas quebram. Às vezes não depende da qualidade da agulha, porque talvez:

  1. agulha de diâmetro errado foi escolhida
  2. a agulha foi inserida torta
  3. a agulha não se encaixa no calcador

Para evitar que a agulha quebre:

  1. Sempre escolha agulhas com um diâmetro mais fino para tecidos finos e agulhas mais grossas para tecidos grossos.
  2. Sempre verifique se a agulha está perfeitamente reta antes de começar a costurar. Se a agulha foi inserida um pouco torta, é perfeitamente normal que se quebre.
  3. Sempre combine a agulha certa com o calcador direito. Por exemplo, se você usar uma agulha de quilting com um calcador de bordar, é óbvio que a agulha vai engrossar ou emperrar.

Iniciar uma máquina de costura bloqueada geralmente é fácil. Neste artigo, explicamos como resolver os problemas mais comuns. Se você não conseguir encontrar a solução certa para o seu modelo de máquina de costura, consulte o livreto de instruções. Mas lembre-se: antes de entrar em contato com um técnico, vale a pena tentar resolver o problema sozinho.

Conteúdo relacionado