Aprender a costurar à máquina é fácil. Veja como começar

Bem-vindo ao Sewing Machines PRO, hoje vamos escrever sobre Aprender a costurar à máquina é fácil. Veja como começar
Espero que a entrada seja exatamente o que você estava procurando e seja muito útil, vamos em frente:

Aprender a costurar em uma máquina é fácil se você souber como começar. Mesmo que você nunca tenha visto uma máquina de costura antes. A costura à máquina não é tão exigente quanto a costura à mão.

Se você gosta de costura, ou mesmo se precisa aprender a costurar rápido e bem, continue lendo este artigo, onde damos todas as dicas mais úteis para começar a fazer seus primeiros trabalhos imediatamente.

Escolha a máquina de costura certa

Quem quer aprender a costurar costuma cometer o erro de escolher uma máquina de costura muito difícil de usar. Mas também muito fácil de usar uma máquina de costura. Como é possível? Disse rápido: os iniciantes costumam ser atraídos por máquinas de costura de última geração, como máquinas de cozer eletrônico ou computadorizado. Para ser claro, aqueles com uma tela colorida de cristal líquido. E podem oferecer algumas centenas de programas de costura, cinquenta pontos decorativos e de bordado e muito mais.

Em vez disso, a melhor maneira de começar a costurar é escolher a máquina certa. Muitas vezes, a máquina de costura certa para os alunos é uma máquina de costura para iniciantes, equipado com pontos de costura básicos. Quando você aprender a usar bem sua máquina e tornar os pacotes mais simples uma brisa para você, você pode passar para maquinas de costura mid-range, ou mesmo um máquina de costura profissional.

Mas também não cometa o erro oposto: aprender a costurar com um máquina de costura de brinquedo. Embora tenham poucos pontos, essas máquinas de costura são feitas para crianças, não para adultos. Portanto, eles não permitem que você faça os trabalhos de costura mais simples, como fazer bainhas de saias ou calças, consertar ou qualquer coisa assim.

Compre um bom livro de costura

De que serve um livro de costura se a máquina de costura contém o manual de instruções? Tem ideias claras, certo? Os livros de costura permitem que você aprenda a costurar passo a passo. Os melhores livros de costura explicam o alfabeto deste hobby, começando pelas coisas mais simples, como Passar o fio na agulha. Eles fazem você entender o que são as partes da máquina de costura, quantos pontos existem e para que servem. Além disso, os livros são repletos de ilustrações, que ajudam a acompanhar as explicações sem medo de errar.

Nesse ponto, muitas pessoas irão à livraria e começarão a procurar o livro de costura certo para elas na seção de hobby e manual. Mas como você escolhe entre dezenas de livros? Aqui estão algumas dicas:

  • sempre folheia os livros de costura, e nunca os compre em um hit. Você prefere um livro com muitas ilustrações e preço médio. Livros que custam muito pouco geralmente ajudam você a aprender apenas os pontos básicos, mas não explicam técnicas de costura mais avançadas.
  • escolha um livro que ilustra técnicas de costura básicas, mas também avançadas. Bordado à máquina incluído. Não importa se você ainda não é capaz de fazer todos os pacotes que encontra no livro: você precisará deles após alguns meses de prática.
  • prefira livros que incluam padrões simples, gráficos ou até mesmo um CD-Rom. Os padrões são usados ​​por todos os alfaiates, iniciantes e especialistas e são sempre úteis.

Se você está pensando em comprar um livro, leia o nosso artigo sobre os melhores livros de costurae encontre o certo para você.

Pratique muito

Costurar é uma arte que exige muita prática. Comece a praticar costura imediatamente. Experimente todos os pontos que encontrar no seu livro de costura. Ou mesmo no manual da sua máquina de costura. Faça-os em pedaços de pano, uma e outra vez. Comece com o ponto reto, mas experimente também o ponto ziguezague, mesmo nos pontos mais difíceis.

Não consegue costurar pontos retos porque o tecido muda constantemente? Os pontos estão muito soltos ou a linha está muito apertada? Não importa! A prática é entender como evitar esses erros. Não desanime, tente e tente de novo, até conseguir fazer costuras retas, como as que encontra no seu livro de costura.

Inscreva-se em uma aula de costura

Inscrever-se em um curso de costura é a melhor maneira de aprender a costurar bem e com rapidez. Encontre a aula de costura mais próxima de você, arme-se com um maquina de costura portatile comece a fazer seus primeiros pacotes. Você também pode aprender a costurar lendo o manual de instruções da máquina, comprando um livro ou assistindo a vídeos no YouTube.

Mas na aula de costura você tem um alfaiate ou uma costureira experiente que explica todas as técnicas, faz você experimentá-las na máquina e diz na hora o que você fez bem e o que poderia ter feito melhor. O curso de costura também te dá muita satisfação, pois você tem a oportunidade de começar a fazer suas primeiras embalagens já nas primeiras reuniões.

Liberte a sua criatividade

Você encontrou um vídeo no YouTube, uma explicação em um livro e quer tentar fazer a mesma roupa, mas com um tecido diferente ou com um ponto diferente? Aprender a costurar também é isso. Fazer o que você quer tem muitas vantagens. Se você é um iniciante, você descobrirá novas técnicas de costura e também novos tipos de tecidos. Se, por outro lado, é uma costureira experiente, pode sempre criar peças novas e originais. Que satisfação poder dizer: eu fiz, e também do meu jeito!

Não tenha medo de estar errado!

Cometer erros é aprendido, diz o velho ditado. E muitas vezes por um bom motivo! Você já tentou unir dois tecidos com o ponto de concha e encontrou um padrão de concha simples na borda de ambas as peças de tecido? Perfeito, você descobriu o ponto de concha. A orla do tecido foi decorada e agora está mais bonita. Você pode então usar o ponto de concha para decorar as bordas. Mas para unir os dois tecidos é melhor usar um ponto reto e talvez até um zigue-zague para finalizar a costura.

Enfrente os outros alfaiates

Converse com outras costureiras, sejam elas iniciantes ou experientes. Você comprou uma nova máquina de costura? Deixe que outras pessoas saibam o que você pensa e para que o usa. Você viu um pedaço de tecido que gostaria de comprar? Pergunte para qual embalagem é adequado e para qual é menos adequado. Não tenha medo de falar até mesmo com alfaiates muito experientes – mesmo eles não sabiam como passar a linha na agulha nas primeiras vezes!

Você não tem com quem conversar sobre costura? Junte-se a um grupo do Facebook. Existem muitos grupos de fãs no Facebook, que são ideais para quem não tem amigos com o mesmo hobby. Tanto para quem tem, mas nunca deixaria de costurar, quanto para quem fala em costura.

Em resumo

Aprender a costurar é fácil. Basta ter a máquina de costura certa, muita prática e vontade de descobrir técnicas, pontos de costura e tecidos sempre novos e diferentes. Se sua primeira máquina de costura acabou de chegar em casa e você não sabe onde colocar as mãos ou por onde começar, dê uma olhada no nosso guia sobre como usar sua máquina de costura. É um pequeno passo de nosso guia para seu primeiro livro de costura, ou mesmo sua primeira aula de costura!

Conteúdo relacionado